comercial@inovam.com.br

SETEMBRO AMARELO

01.09.2020 16:32

O Setembro Amarelo é um mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio que visa a conscientização da população sobre esse problema e também as formas de evitá-lo.

Criado em 2015, essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave da saúde pública e que pode ser evitado.

Como tratamos de um assunto delicado, é importante falar sobre o assunto de maneira de como preveni-lo, mas muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade muito distante e afeta poucas pessoas, só que infelizmente os dados da OMS - Organização Mundial da Saúde, mostra o contrário.

A Cada 40 segundos, uma pessoa morre de suicídio em algum lugar do planeta, isso significa que mais de 800 mil pessoas perderam as suas vidas dessa forma pelo mundo todo. As causas dos suicídios na maioria dos casos, são transtornos mentais entre os principais como: Depressão simples e bipolar, dependência química e até mesmo esquizofrenia. 

Não podemos afirmar que as pessoas comentem suicídio, apresentam esses problemas, e muitas as vezes, pessoas o cometem de forma impulsiva dentre algumas situações inesperadas da vida.

Como podemos ajudar?

Devemos ser capaz de observar os sinais de alerta que a pessoa emite, se a pessoa está desinteressada com atividades que ela gosta, está ficando muito em isolamento social e familiar, descuidando da aparência, diz frases com sentindo à morte, tudo isso podem ser sinais de que a pessoa está precisando de ajuda.

Primeiro passo é conversar com a pessoa, sem emitir julgamentos, mas sim deixe a pessoa falar, o que devemos lembrar é que não tem como medir a dor dos outros pelas experiências da vida.

Procure incentivar a pessoas que está apresentando esses sinais à buscar ajuda especializada. Em casos mais graves é importante a família ter total apoio e conhecimento da situação, bem como amigos próximos, para que a pessoa sinta-se acolhida e estimulada à querer ajuda.

Caso perceba que ela corre o risco de imediato, não deixe-a sozinha! Se presenciar casos como esse, entre em contato com serviço de emergência e com alguém de confiança.

Se você precisa conversar, basta ligar no 188, atendimento 24hr por dia em todos os dias da Semana!

Contato